Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE instala nova obra de arte em frente ao edifício principal

4 de setembro de 2015
  • A obra do artista italiano Giuseppe Penone será instalada em 4 de setembro de 2015.
  • “Gravidade e Crescimento” consiste numa árvore de mais de 17 metros de altura, construída sobretudo em bronze e granito.
  • Trata-se de um dos três projetos selecionados por um júri na sequência de um concurso internacional realizado em 2014.

Uma escultura de Giuseppe Penone, um dos expoentes do movimento artístico “Arte Povera”, será instalada em frente à entrada principal da nova sede do Banco Central Europeu (BCE), em 4 de setembro de 2015. Intitulada “Gravidade e Crescimento”, a escultura tem 17,5 metros de altura e consiste numa árvore em bronze e granito, com tufos de folhas douradas.

“A árvore de Giuseppe Penone transmite a ideia de estabilidade e crescimento e tem as suas raízes nos valores humanistas da Europa de uma forma extremamente bela”, declarou Benoît Cœuré, membro da Comissão Executiva do BCE e presidente do júri que selecionou a obra.

Em 2014, o BCE lançou um concurso de arte internacional destinado a identificar três obras para expor em diferentes locais no seu novo edifício. Cerca de 59 artistas de 28 países da União Europeia foram nomeados para participar no concurso, que tinha um orçamento total de 1,25 milhões de euros. As obras finalistas, selecionadas como “representativas do melhor da arte europeia”, foram: uma escultura do artista búlgaro Nedko Solakov e uma instalação do artista britânico Liam Gillick, ambas para locais dentro do edifício principal do BCE, e a árvore de Giuseppe Penone, que ocupará agora o seu lugar em frente ao edifício.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Alexandrine Bouilhet (tel.: +49 69 1344 8949).

Nota:

O Presidente do BCE, Mario Draghi, procederá à inauguração das três obras de arte em 6 de outubro de 2015.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa